Estamos no verão! Época de temperaturas elevadas, férias, praia, piscina e muito sol!
Apesar de parecer inofensivo, esse mesmo sol que nos traz alegria, vontade de sair na rua e deixa tudo mais bonito, pode gerar problemas irreversíveis à nossa pele se não nos protegermos adequadamente de seus efeitos nocivos.
O excesso de exposição à radiação solar pode desencadear problemas graves, como o câncer de pele por exemplo. Sendo assim, vamos entender os três (3) tipos de raios emitidos pelo sol: UVA, UVB e Infravermelho.
Raios UVA: têm médio grau de intensidade e comprimento de onda mais longo. São os responsáveis pelo bronzeado, manchas e rugas, por atingirem a derme (camada mais profunda da pele). Os Raios UVA não são bloqueados em sua totalidade com o uso de protetores solares.
Raios UVB: têm alto grau de intensidade e comprimento de onda mais curto. São eles os responsáveis por deixar a pele vermelha e queimada, aumentando os riscos de desenvolvimento do câncer de pele. O período de maior exposição aos raios UVB é entre 10h e 16h e, apesar de parecerem apenas maléficos, os raios UVB auxiliam nosso corpo a produzir a vitamina D, que desempenha um papel importantíssimo na absorção de cálcio para os ossos.
Raios Infravermelhos: têm baixo grau de intensidade, provocam sensação de calor e causam o envelhecimento precoce da pele. A má notícia é que a maioria dos filtros solares não protegem contra estas radiações. Para se proteger da “luz visível”, é necessária uma barreira física.
A maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição ao sol, por isso é tão importante nos protegermos dele.
O protetor solar protege a pele e deve ser usado diariamente (mesmo naqueles dias de chuva, frio e tempo nublado), o fator de proteção deve ser de no mínimo 30, com reaplicação a cada 2 ou 3 horas, ou após longos períodos de imersão na água. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o protetor solar ideal é aquele que tem amplo espectro, ou seja, que tenha boa absorção dos raios UVA e UVB, não irritar a pele, ser resistente à água e não manchar a roupa.
Além do protetor solar, são necessárias outras atitudes fotoprotetoras no dia a dia, que devem ser intensificadas no verão para prevenir o câncer de pele:
Cuide da sua pele!!!
O nosso site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência para o usuário.
Utilizando esse website você permite o uso de cookies.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade